Criar uma Loja Virtual Grátis
ONLINE
1


Conhecendo o periquito.

periquito-australiano ou periquito-comum ("Melopsittacus undulatus", do latim: Melo,som,psittacus, da família de psitacídeos e undulatus, ondulado, por causa das riscas onduladas presentes em suas costas) é uma espécie de ave psitaciforme pertencente à família Psittacidae É um animal de estimação muito popular em várias partes do mundo sendo natural da Austrália.

Os periquitos-australianos foram relatados pela primeira vez por George Shaw e Frederick Nodder, dois importantes naturalistas do século XIX. Mas foi somente no ano 1840, que John Gould, um ornitólogo e naturalista inglês,levou alguns exemplares desta ave a Europa. Rapidamente, a partir do ano 1850, por serem de fácil domesticação e adaptação a gaiolas passaram a ser comercializados em larga escala. Porém graças a grande procura começaram as exportações de aves selvagens. Mais tarde, em 1894, a prática foi proibida, resolução que dura até os dias de hoje.



Total de visitas: 182
Reprodução
Reprodução

 

Os periquitos-australianos não apresentam nenhum tipo de dimorfismo sexual à primeira vista, mas é possível diferenciar o sexo através da cor da cera, uma estrutura presente a cima do bico da ave onde se localiza as duas narinas, sendo a cor da cera das fêmeas um tom mais rosado e os dos machos, um tom azulado. Mas só é possivel quando já estão em sua fase adulta, podendo esta regra ser uma exceção no caso da ave ser albina ou lutina, sendo as ceras dos machos púrpura-rosada, dando a impressão que não passaram da fase juvenil. Um fator importante que diferencia um adulto de um filhote, é a íris dos olhos, sendo que a do adulto em volta é branca e no meio preta, e do filhote totalmente preta.Um periquito-australiano está maduro para se reproduzir com 1 ano de vida. O período propício é quando o clima está quente e há uma maior abundância de alimentos, e este período geralmente ocorre de Setembro a Março no Brasil. Em cativeiro pode ocorrer exceções, sendo que os periquitos acasalem e têm filhotes fora da época de reprodução. Após 2 meses aproximadamente do acasalamento a fêmea começa a postura de ovos. Pode ocorrer um intervalo de 3 dias entre um ovo e outro, demorando entre 18 a 19 dias para que os primeiros filhotes nascem. Durante este tempo, a fêmea recebe alimento do macho, sendo normal ela fazer suas necessidades dentro do ninho.As vezes as fêmeas quando muito jovens possuem o bico meio verde água e os machos meio branco. Quando jovens demais todos possuem o bico cor de rosa. Na dúvida é melhor adquirir um casal mais velho que já tenha o bico rosado definitivo ou marrom (no caso da fêmea) e azul no caso do macho. As fêmeas na época de reprodução escurecem o bico de rosa para um tom quase marrom escuro e os machos após a reprodução ficam com ele bem mais azul escuro. Quando um começa a alimentar o outro e arrumar o ninho com certeza estão planejando ter uma cria. Assim que a fêmea sente que poderá botar ovos fica a maior parte do tempo dentro do ninho e o macho buscando alimento para a mesma. Percebe-se claramente quando ela vai botar por que suas saídas se resumem a beber água e comer rápido.


  O melhor ninho para eles é a conhecida "casinha" de madeira. Não precisa colocar nada para eles construírem o ambiente, pois, a maioria tem costume de colocar os ovos na madeira mesmo.

Periquitos gostam de roer o ninho (especialmente a porta). Isso não é um sinal de insatisfação e sim de que estão arrumando a casa a seu gosto.

Quando quiser que se reproduzam é bom deixar o ninho direto na gaiola, pois quando decidir em acasalar ele já estará por ali.Apenas retire o ninho quando não quiser mais que eles reproduzam, pois periquitos costumam ter muitos filhotes em pouco tempo.

Recomendo que tenha pelo menos 1 ninho por casal para que não haja disputas e brigas.